Usar ou não WWW no nome do domínio?
Já há anos sou usuário do navegador Konqueror, que acompanha o ambiente KDE e, há um recurso muito útil em sua barra de endereços, que adiciona em uma drop-down, HTTP:// e WWW ao nome que está sendo digitando, e é só colocar a seta para baixo e o endereço fica completo. Porém, muitas vezes utilizo outros navegadores, como o Firefox ou o Opera, e é ai que começa o stress.
Habituado a nunca digitar WWW antes de um endereço HTTP por usar o Konqueror, sempre que utilizo outro navegador, vejo o carregamento do site ser interrompido justamente pela falta do WWW do endereço que estou tentando acessar. Pode parecer bobagem, mas isto significa duas coisas, ou pelo menos uma de duas: Ou o nome do domínio não possuí um endereço IP atribuido, o que indica má configuração DNS ou o endereço não é o mesmo do servidor web. Isto é ruim em ambos os casos, pois o site não será visto, e muitos mecanismos de buscas podem ignorar o site por completo por não haver um endereço "raiz" válido. Uma verificação no DNSReport, um dos serviços do DNSstuff, relata um erro na seção WWW, na linha Domain A Lookup.
Sites de grandes empresas só abrem se você adiciona o www ao domínio, e até sites do Governo sofrem do mesmo mal. O site da Receita Federal, só abre com o WWW. Tentando acesso pelo endereço receita.fazenda.gov.br não se consegue nem resolver o nome. Nem o site do Brasil abre sem o WWW.
É lamentável. :-(
Alguns sites que não abrem sem o WWW que tentei acessar recentemente
Receita Federal do Brasil
http://receita.fazenda.gov.br
Portal do Governo Brasileiro
http://brazil.gov.br/
Claro
http://claro.com.br
Casa & Vídeo
http://casaevideo.com.br
Acho esta uma falha grade do administrador, mas ela bem pode vir mais de cima, visto que o pessoal que realmente tem poder de decisão só pensa em lucros e podem ter lá seus motivos para impor que assim o seja, mesmo que eu não consiga imaginar um único apenas. Ora, se há um problema grave e obrigatóriamente o usuário deve acessar o site pelo endereço com WWW, que seja feito um redirecionamento para o local correto. Muito melhor do que erro.
De qualquer forma, fica registrado o meu protesto contra essa prática doente que visa somente forçar o usuário a digitar quatro caracteres mais.
Referencias
KDE - K Desktop Environment
http://kde.org
Konqueror, o Gerenciador de Arquivos do K Desktop Environment
http://konqueror.kde.org
Mozilla Firefox
http://www.mozilla.org/projects/firefox/
Opera Web Browser
http://opera.com
DNSstuff
http://dnsstuff.com
Comentários
Postar um comentário