Usar ou não WWW no nome do domínio?

Já há anos sou usuário do navegador Konqueror, que acompanha o ambiente KDE e, há um recurso muito útil em sua barra de endereços, que adiciona em uma drop-down, HTTP:// e WWW ao nome que está sendo digitando, e é só colocar a seta para baixo e o endereço fica completo. Porém, muitas vezes utilizo outros navegadores, como o Firefox ou o Opera, e é ai que começa o stress.

Habituado a nunca digitar WWW antes de um endereço HTTP por usar o Konqueror, sempre que utilizo outro navegador, vejo o carregamento do site ser interrompido justamente pela falta do WWW do endereço que estou tentando acessar. Pode parecer bobagem, mas isto significa duas coisas, ou pelo menos uma de duas: Ou o nome do domínio não possuí um endereço IP atribuido, o que indica má configuração DNS ou o endereço não é o mesmo do servidor web. Isto é ruim em ambos os casos, pois o site não será visto, e muitos mecanismos de buscas podem ignorar o site por completo por não haver um endereço "raiz" válido. Uma verificação no DNSReport, um dos serviços do DNSstuff, relata um erro na seção WWW, na linha Domain A Lookup.

Sites de grandes empresas só abrem se você adiciona o www ao domínio, e até sites do Governo sofrem do mesmo mal. O site da Receita Federal, só abre com o WWW. Tentando acesso pelo endereço receita.fazenda.gov.br não se consegue nem resolver o nome. Nem o site do Brasil abre sem o WWW.

É lamentável. :-(

Alguns sites que não abrem sem o WWW que tentei acessar recentemente

Receita Federal do Brasil
http://receita.fazenda.gov.br

Portal do Governo Brasileiro
http://brazil.gov.br/

Claro
http://claro.com.br

Vivo
http://vivo.com.br

Casa & Vídeo
http://casaevideo.com.br

Acho esta uma falha grade do administrador, mas ela bem pode vir mais de cima, visto que o pessoal que realmente tem poder de decisão só pensa em lucros e podem ter lá seus motivos para impor que assim o seja, mesmo que eu não consiga imaginar um único apenas. Ora, se há um problema grave e obrigatóriamente o usuário deve acessar o site pelo endereço com WWW, que seja feito um redirecionamento para o local correto. Muito melhor do que erro.

De qualquer forma, fica registrado o meu protesto contra essa prática doente que visa somente forçar o usuário a digitar quatro caracteres mais.

Referencias

KDE - K Desktop Environment
http://kde.org

Konqueror, o Gerenciador de Arquivos do K Desktop Environment
http://konqueror.kde.org

Mozilla Firefox
http://www.mozilla.org/projects/firefox/

Opera Web Browser
http://opera.com

DNSstuff
http://dnsstuff.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Bel Duarte Fotografia

Como resolver 99% dos defeitos de mouse sem fio de qualquer fabricante

Faz backup, cópia ou usa Git?