Pesquisa confirma que irmão mais velho é mais inteligente

A razão do QI mais alto seria as incumbências maiores e as expectativas mais elevadas que a família deposita no primogênito. Quando outro irmão é o escolhido para ser o líder da prole, é o QI dele que se destaca com relação aos outros.

A revista "Science" desta semana joga lenha na fogueira de uma eterna briga famiiar: o irmão mais velho tem, sim, inteligência maior do que os que nasceram depois.

Mas a explicação não é biológica e nem bem a questão é exatamente ter nascido primeiro, mas sim ser o elemento, entre os irmãos, escolhido pelos pais para ser o líder da prole, o conselheiro dos outros.

De acordo com o estudo dos noruegueses Petter Kristensen e Tor Bjerkedal, a maneira como os pais criam certos filhos - quase sempre o mais velho - dando-lhe mais atribuições, crédito e responsabilidade no seio da família, faz com que eles desenvolvam mais seu coeficiente de inteligência (QI) do que os outros.

A pesquisa foi feita com base nos dados de inscrição no serviço militar de 240 mil homens noruegueses entre 1967 e 1976, e os resultados mostraram que os primogênitos tinham QI de 103,2 em média, contra coeficiente de 101,2 dos que nasceram em segundo lugar na família.

A inteligência se desenvolveria sobre pressão, segundo cientistas

Curiosamente, no caso em que os irmãos mais velho haviam morrido (em qualquer época durante a infância ou adolescência), os que nasceram em segundo lugar aumentaram seu QI para até 102,9, e os que nasceram em terceira posição subiram para 102,6 em média.

O estudo mostrou que existe uma diferença média de 2,3 pontos entre o QI do mais velho (ou do escolhido pela família como líder dos irmãos) para o segundo, e de 1,1 ponto deste para o terceiro.

Para os cientistas, isso demonstra o quanto a inteligência do ser humano tende a se desenvolver mais quando sobre pressão: quanto maiores as responsabilidades a que é submetida, maior vai se tornando a capacidade intelectual da pessoa - claro, em comparação com o QI que ela tinha antes.

Postado por: Tania Neves
http://www.jblog.com.br/vital.php?itemid=3415&catid=137

De posse dessa informação, nada mais justo que submeter os outros filhos ao mesmo tratamento, para que não fiquem em desvantagem.

No Yahoo Respostas, uma pessoa afirma ser mais novo e ser mais inteligente.
Sou da turma beneficiada e acredito que os resultados procedem, mas, sendo o mais agora um adulto, não tem uma forma de ele mesmo recuperar a experiência não-adquirida?
Acredito que sim, mas, como ele, que não tem essa experiência vai conseguir chegar a conclusão de que precisa fazer algo?
O irmão mais novo que se sobresai ao mais velho, terá feito isso a si mesmo.

Só com a mente aberta para poder conseguir um nível de abstração no qual se possa ter uma visão exterior de si mesmo, com olhos críticos.
Quem consegue fazer isso comente, por favor.

Referencias

Irmãos mais velhos mais inteligentes q os mais novos? - Yahoo Respostas
http://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20070623070618AALgnWs&sho...

Primogênitos são mais inteligentes, diz estudo - Folha Online
http://www1.folha.uol.com.br/folha/ciencia/ult306u306443.shtml

Irmãos mais velhos são mais inteligentes - Diário de Notícias
http://dn.sapo.pt/2007/06/24/sociedade/irmaos_mais_velhos_mais_inteligen...

Filhos mais velhos têm QI maior que irmãos - Terra Notícias
http://noticias.terra.com.br/ciencia/interna/0,,OI1704956-EI238,00.html

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Bel Duarte Fotografia

Como resolver 99% dos defeitos de mouse sem fio de qualquer fabricante

Faz backup, cópia ou usa Git?