Distribuições Linux que já usei

1) Conectiva 2 - 1996/7

Porta de entrada. Foi bem difícil. Apesar das facilidades eu não entendia nada. Não tinha driver de modem e nem de placa de rede, mas o vídeo funcionava em 800x600.


2) Caldera Linux - 1997

Pior ainda! Não tinha suporte nenhum ao meu hardware.



3) Redhat - 1998

Consegui evoluir em algo. Tive modem e placa de rede funcionando e modem funcionava até cair a ligação. Depois só reiniciando para voltar.

4) SuSe Linux - 1999

Tinha um buraco negro de espaço em disco. Me fez criar ranço com o sistema de pacotes RPM.

5) Slackware - 1999-2000

Ai sim! Foi aqui que realmente comecei a sair do Windows. Antes a partição do Linux tinha até 20% do disco. Daqui em diante ficou com 80%. A maquina teve boa performance e funcionou tudo! Deu trabalho para configurar, mas eu aprendi muita coisa. Viva o pkgtool.

6) Gentoo - 2003

Esse que trouxe a grande evolução no uso. Ter que montar tudo na mão foi realmente muito bom! 2 dias para instalar o primeiro Gentoo no meu Pentium II 350Mhz. Aprendi muita coisa!


7) GoboLinux

A mudança para o GoboLinux foi bem empolgante. A distribuição trata os pacotes de uma forma única e foi muito legal. 

8) Ubuntu - 2007

Fazer tudo desde o zero já era caro demais! Eu tinha necessidades de apenas usar os programas e compilar já não era tão legal. Aprendi o apt e gostei.

8.1) Debian nos servidores - 2007

Até então eu ainda usava Slackware ou Gentoo nos servidores. Mas ai passei a usar Debian e sou feliz até hoje.

9) ArchLinux - 2017

O Ubuntu e suas facilidades se tornaram pesadas demais. Mesmo com uma máquina i3 e 4GB de RAM me sentia perdendo recursos desnecessários para o sistema operacional e que me faziam falta nas tarefas do dia a dia. Foi muito bom conhecer o pacman e o sistema AUR, mas usar ArchLinux me lembrou os tempos do Gentoo.

10) Manjaro - 2020

Novamente me sinto numa distribuição leve e eficiente. Todas as vantagens do ArchLinux, com as facilidades do Ubuntu. É o que venho achando.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Bel Duarte Fotografia

Como resolver 99% dos defeitos de mouse sem fio de qualquer fabricante

Faz backup, cópia ou usa Git?