A Profecia da Crise

A Profecia da Crise

Seu João morava numa cidadezinha do interior e vendia cachorro quente. Todos os dias ele vendia, pelo menos, 100 unidades de seu delicioso e muito bem preparado hotdog. As salsichas e o pão, assim como os demais ingredientes, eram comprados de produtores locais, o que fomentava os negócios na região.

Certo dia, seu Filho Juca, que morava Capital veio visitar o pai. Ao ver, na casa de seu querido pai, o estoque de 100 Paes, salsichas e demais ingredientes para o dia seguinte, indagou ao empreendedor:

- Pai, não seria melhor comprar menos produtos para prolongar seus recursos? - Continuando: - A crise que assola o país não esta dando trégua e vários comerciantes estão falindo!

Como era apenas um homem do interior e, considerando-se desinformado em relação ao seu filho, estudado e cheio dos conhecimentos da Capital, seu João resolveu seguir os conselhos de seu filho Juca.

Aconteceu que ele cortou pela metade o investimento para o dia, reduzindo para apenas 50 unidades. Isso logo acabou fazendo com que metade de seus clientes, ao chegarem em seu estabelecimento, não pudessem mais comprar seus hotdogs simplesmente por já terem acabado, tendo que ir buscar outras opções.

Estes mesmos clientes, depois de uma ou duas vezes mal sucedidas, deixaram de ir tentar comprar o cachorro quente e nunca mais voltaram.

Vendo que o movimento havia reduzido drasticamente, Seu João, cortou ainda mais o orçamento. E mais clientes passaram a ficar sem o produto. Até que por fim, Seu Joao foi obrigado a fechar seu estabelecimento por não conseguir mais pagar suas contas. O que gerou um efeito em cascata: O produtor da salsicha, teve que demitir funcionários, pois perdera a venda de 700 unidades semanais. O mesmo aconteceu com a padaria e com os demais produtores.

Num dia triste para Seu João, eis que Juca liga para o pai, que, desanimado comenta com o filho:

- A crise está tremenda! Fechou quase tudo por aqui.

A Profecia havia se auto realizado.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Bel Duarte Fotografia

Como resolver 99% dos defeitos de mouse sem fio de qualquer fabricante

Faz backup, cópia ou usa Git?