Meu primeiro e-mail

O primeiro e-mail a gente nunca esquece! Eu não esqueço. E tive o primeiro e-mail na BBS e na Internet!

O da Internet foi uma emoção! Era tudo novidade! Navegador, cliente de e-mail, HTTP e tudo mais! Rodava nesse tempo Windows 3.1 num 386 DX 40 com possantes 4 MB de RAM! Tinha um HD Western Digital de 80 MB, com uma placa de vídeo Trident TVGA 8900 ISA 16 Bits! Eu tinha uma ótima máquina! E já tinha o desejado Fax/Modem!

Enviar Fax eu nunca fiz em máquina minha. Interessava mesmo era a conexão remota. Era comum os amigos ligarem um para o outro e conectar para jogar o "online" que tinha naquele tempo. Joguei muito Quake e Duke Nuken assim.

E sempre que podia conectava numa BBS. Usei várias! Uma das primeiras que usei foi a Painet e Matrix. mas também usei muito Infolink, Mandic e outras. Começou nesse tempo a vender revistas com CD-ROM que tinha com kit de acesso gratis por 30 dias. Se formou um verdadeiro "mercado negro" de CD-ROMs de kit de acesso, senhas e logins. Não é que fosse vendido. Mas todo mundo tinha medo de que pudesse dar algum problema. Era tudo novidade e ainda não existiam os PowerPoints nem HowTos do Youtube. Poucos profissionais, inclusive, sabiam alguma coisa.

Nesse tempo meu forte era justamente hardware e redes. Eu programava, mas só o que me interessava e não necessariamente remunerado. Eu gostava muito de vasculhar o Sistema Operacional, entender como funcionava e criar minhas ferramentas. E o Windows rodava em cima do DOS. Era DOS 5 e a gente já olhava com bons olhos pro DOS 6, que prometia até expandir o espaço em disco. Depois ninguém gostou do DoubleSpace, que basicamente, gerava um arquivão com todos os seus arquivos e tudo mais nele e descompactava em real time, conforme fosse necessário. Um belo freio, se o quesito é performance. E numa máquina com 40 Mhz, o que se mais quer, é performance.

Ai a Painet anunciou que iria fazer um acesso beta de Internet, junto com outras BBS. Os caras estão saltando para o próximo andar e eu me agarrei neles e fui. Lembro que cheguei em casa todo ofegante, já quase caindo por cima do computador e já colocando o CD-ROM no drive e contando os minutos para que o sistema estivesse carregado.

Dai rodei o programa de instalação fui apresentado a um programa chamado Trunmpet. Que fazia a discagem e depois configurava e acionava a rede TCP/IP. Ah, como era gratificante e consolador ouvir o tom de discagem e em seguida o tom de conexão. Hoje não tem mais isso. Ficou mais simples. Igual beber água de côco engarrafada.

Mas enfim, conectou! Uhu! Abri então o Mosaic e descobri em pouco tempo que havia o Netscape. Daí cheguei no Eudora e Booom! Eu tinha um e-mail. Era do MailCity. Cheguei a achar que o usaria para sempre! Por 10 bons anos tive aquela conta de e-mail. Até que o serviço foi comprado pelo Lycos. :-/

Ai, legal! Eu tinha um e-mail. Manero! Mas eu tinha que ver funcionando! Já sabia como era o serviço de e-mail das soluções corporativas da Novell e do serviço Exchange da Microsoft. Mas aquele era online de verdade!

Então desconectei e liguei para um amigo. Passei os dados de conexão para ele mas não adiantou. Ele não tinha o kit. Então, lá fui eu até sua casa levar-lhe o CD-ROM. Voltei pra casa enquanto ele instalava tudo e criava o seu e-mail. Quando cheguei e conectei, estava lá! O meu primeiro e-mail. Estava escrita a pergunta: "Funcionou?"
Não tinha assunto, nem nada mais. Apenas a pergunta. Que respondi com um caloroso "Sim! Funciona!" Nos dias, semanas e meses seguintes, eu ficava todo ansioso por chegar meu e-mail e ver se havia recebido algo. Até inventarem o SPAM.

Tudo que nos acontece fica entrelaçado em diversos outros acontecimentos e fatos curiosos. Meus "causos" sempre tem muitos detalhes e relacionamentos, porque sempre envolviam várias pessoas em torno de tecnologia, astronomia, filosofia e outros temas de "maluco".

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Bel Duarte Fotografia

Como resolver 99% dos defeitos de mouse sem fio de qualquer fabricante

Faz backup, cópia ou usa Git?