quinta-feira, 5 de novembro de 2009

E-mails como SMS em um Nextel

Após questionar o atendimento ao cliente Nextel, me foi dito que não havia como enviar um SMS para um endereço de e-mail e nem receber um SMS enviado de um endereço de e-mail diretamente no celular. Achei estranho, pois, quando utilizei por uma empresa o serviços Nextel, utilizava este recurso exatamente desta forma. Como não houve boa vontade por parte deles, resolvi testar e ver o que acontecia.

Então, cadastrei meu endereço de e-mail num contato e fui criar uma nova mensagem. No campo destinatário, selecionei o endereço de e-mail e redigi normalmente o texto, clicando em enviar em seguida. A mensagem foi enviada sem qualquer erro. Quando fui checar o e-mail, lá estava a mensagem enviada pelo telefone.

Eu a respondi e chegou poucos segundos depois no telefone.

O endereço de e-mail utilizado fica no seguinte formato:

código do pais + código de area + número do telefone @mmsnextel.com.br

Ex. 552178880000@mmsnextel.com.br

Acredito que funcione para todos os usuários que tenham o serviço de telefone, mas eu possuo o pacote de SMS ilimitado e acho que não terei nenhum custo adicional.

Muito útil para o pessoal que precisa receber mensagens no telefone. Eu por exemplo, vou utilizar para receber avisos do serviço de monitoramento, que não cobra para enviar e-mails e cobra para enviar SMS.

Fica claro que o endereço é utilizado para o envio e recebimento de mensagens multimídia, mas por que o serviço de atendimento ao cliente não me informou isso?

11 comentários:

  1. Porque não sabem! rsrs.
    O pessoal da cavalaria é MUITO BEM treinado, para não dizer o contrário.
    Beijo doce!

    ResponderExcluir
  2. E pra quê dar uma informação que beneficiará o cliente sem que ela (a empresa) não ganhe nada com isso?
    Bela prestação de serviço!

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pelo artigo.

    Pela experiência que temos, a Nextel é de todas as operadoras brasileiras a que coloca mais problemas ao envio de sms pela sua gateway.

    ResponderExcluir
  4. Pode ser porque é de graça, não querem carregar o servidor deles.

    ResponderExcluir
  5. Gostaria de agradecer as respostas.

    Sim, o serviço para ser limitado. Recebe bem mensagens em formato texto puro, já mensagens em HTML e com anexos as vezes chegam corrompidas.

    Como o monitoramento envia em texto puro, no meu caso continua valendo.

    ;-)

    ResponderExcluir
  6. O mesmo serviço (R$ 0,29 por torpedo) também está disponível na Vivo. Veja como cadastrar em http://www.vivo.com.br/portal/servicos_mensagem_vivo_torpedo_email.php.

    É limitado a mensagens com 138 caracteres. Quase um Twitter :)

    ResponderExcluir
  7. Segundo um colega que testou, não funciona para quem não tem o plano SMS ilimitado da Nextel.

    Mesmo assim, acho que vale a pena.

    ResponderExcluir
  8. Post ultra válido! Foi fundamental para o sistema que desenvolvi!

    Obrigado Kosh!

    ResponderExcluir
  9. Opa. Sobre meu comentário anterior, o colega foi o Raffael Pinheiro mesmo.

    ;-D

    ResponderExcluir
  10. Alguem descobriu se vem cobrando ? to cansado das surpresas da nextel na hora q chega a minha conta ! ! ! Mas receber no meu nextel acho q não podem cobrar...

    ResponderExcluir
  11. O recebimento de e-mail aqui citado só funciona se você possuir o plano SMS ilimitado, que tem um custo fixo. Nada mais é cobrado.

    ResponderExcluir