Free Software Foundation lança terceira versão da licença GNU GPL

Depois de anos de debate e mais de 18 meses de revisão e comentários inflamados, a Free Software Foundation (FSF) lançou nesta sexta-feira (29/06) a terceira versão da licença GNU General Public License (GNU GPL), um dos modelos mais populares de licenciamento de software livre.

A questão agora é como será receptividade à GPLv3 entre os membros da comunidade open source e se eles vão migrar seus produtos da versão anterior, a GPLv2, lançada em 1991, para a nova edição. Entre as principais novidades da versão 3 está a compatibilidade com a versão 2.0 da licença Apache Software License, o que facilita o empacotamento de aplicações com o servidor. Além disso, a licença prevê que softwares licenciados pela GPLv3 não podem ser usados em dispositivos que limitem a liberdade de escolha do usuário. Na prática, o objetivo é garantir que o usuário sempre possa ter acesso ao código para alterá-lo, fazendo adaptações e melhorias.

Um dos pontos polêmicos da GPLv3 é a inclusão de texto para acomodar o controverso acordo de licenças cruzadas da Microsoft com a Novell, pelo qual a empresa que distribui o SUSE Linux concordou em pagar porcentuais de receitas à empresa de Bill Gates para proteger seus clientes de potencias processos por patentes ligadas ao Linux.

O texto da GPLv3 diz que empresas que “façam acordos de patente discriminatórios [...] não podem licenciar softwares sob a GPLv3”. O documento também afirma, contudo, que “a Novell não está proibida de distribuir seu software porque o acordo de proteção de patente que fez com a Microsoft em novembro pode ser usado contra a Microsoft em benefício da comunidade”. Para incentivar a migração, a GNU lança nesta sexta-feira mais de 15 programas sob a nova licença.

Apesar do lançamento da nova edição, os desenvolvedores têm a liberdade de continuar a usar a GPLv2 por quanto tempo quiserem. O texto da GPLv3 já está disponível no site da Free Software Foundation.

Referencias:


Fonte idgnow
http://idgnow.uol.com.br/computacao_corporativa/2007/06/29/idgnoticia.20...

Acordo de licenças cruzadas da Microsoft com a Novell
http://idgnow.uol.com.br/computacao_corporativa/2007/06/29/resolveuid/16...

GPLv3
http://www.gnu.org/licenses/gpl.html

Free Software Foundation
http://www.gnu.org

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Bel Duarte Fotografia

Como resolver 99% dos defeitos de mouse sem fio de qualquer fabricante

Faz backup, cópia ou usa Git?